18 janeiro, 2021

Vasectomia

Foto do artigo Vasectomia

O que é a vasectomia?

É uma operação que bloqueia a passagem de espermatozóide pelo canal deferente no homem, impossibilitando-o de engravidar uma mulher.

A vasectomia pode falhar?

A taxa de sucesso é superior a 99%. A chance de falha é muito pequena. Pode ocorrer em 1 caso de gravidez para cada 2.000 vasectomias. A ligadura de trompas na mulher tem eficácia semelhante e outros métodos podem falhar com maior chance como no DIU com 1 caso para 200 implantes, injeção contraceptiva 1 caso para 300 e a pílula contraceptiva com até 1 caso de gravidez para 80 mulheres ao longo de um ano. 

A vasectomia pode causar perda do desejo sexual ou impotência?

A cirurgia não afeta a produção de hormônios sexuais masculinos, desde que realizada com urologista.

Quais são os efeitos colaterais da vasectomia?

Os efeitos colaterais são incomuns, mas pode ocorrer na bolsa testicular dor intensa, sangramento ou infecção da pele ao redor do corte. Informe o seu médico para o tratamento adequado.

O que acontece após a vasectomia?

Você pode ir para casa logo após o procedimento, mas precisará descansar por 2 a 3 dias. Após uma vasectomia, a maioria dos homens apresenta algum desconforto e hematomas no escroto. Recomenda-se NÃO exercitar por 7 dias e aguardar 7 dias para fazer sexo. O fator mais importante para a recuperação é o descanso.

Quanto tempo demora para a vasectomia funcionar?

Demora de 2 a 3 meses. Recomenda-se ejacular pelo menos 25 vezes para limpar todos os espermatozóides dos tubos. Neste período deve-se utilizar outro método para evitar a gravidez.

Vou fazer um teste de acompanhamento?

Sim. Você terá um teste de acompanhamento chamado “contagem de espermatozóides” para garantir que seu sêmen não tenha espermatozóides. A maioria dos homens faz isso dois a três meses após a vasectomia.

É possível reverter a vasectomia?

Cerca de 5% dos homens que realizam a vasectomia desejam reverter o procedimento. Se você fez uma vasectomia e deseja ter um filho, converse com seu urologista. A cirurgia com microscopia de reversão de vasectomia pode reconectar o ducto deferente em alguns pacientes. Mas essa cirurgia nem sempre funciona.

A vasectomia impede as DST (doença sexualmente transmissível ou IST – infecção sexualmente transmissível)?

Não. Uma vasectomia não impede você de contrair ou espalhar uma doença do sexo. Para evitar que uma doença se espalhe ou espalhe sexo, você deve usar um tipo de proteção chamado preservativo.