Tratamento de Varizes
O tratamento de varizes é focado na redução dos sintomas, como inchaço, tratamento de problemas de pele, prevenção e tratamento de úlceras e melhora do fluxo sanguíneo das pernas. O tratamento também pode ser realizado por motivo estético, mesmo sem apresentação de sintomas.
Após a consulta, define-se qual será o melhor método de tratamento para cada caso.
Tipos de tratamentos
Tratamento clínico
Consiste em procedimentos não invasivos, relativamente simples, que devem ser individualizados e adaptados para cada caso. Veja alguns deles:
Elevação das pernas – Simplesmente elevar as pernas acima do nível do coração por 30 minutos, três ou quatro vezes por dia, pode reduzir o inchaço e melhorar o fluxo sanguíneo nas veias.
A elevação das pernas sozinha pode ser o único tratamento necessário para pessoas com doença venosa leve, mas geralmente são necessários tratamentos adicionais em casos mais graves.
Exercícios – Exercícios para os pés e tornozelos são frequentemente recomendados para reduzir os sintomas. Apontar os pés para baixo e para cima (movimento do tornozelo) várias vezes ao longo do dia pode ajudar a mover o sangue das pernas de volta para o coração, assim como levantar repetidamente os calcanhares do chão para ficar na ponta dos pés, repetindo várias séries deste exercício diariamente. Isso pode ser especialmente útil para pessoas que ficam sentadas ou em pé por longos períodos de tempo. Caminhar é um bom exercício para a bomba muscular da panturrilha.
Meias de compressão – Comprimem suavemente as pernas e podem melhorar o fluxo sanguíneo nas veias, impedindo o refluxo de sangue. Elas aplicam a maior quantidade de pressão no tornozelo e diminuem gradualmente a pressão na perna. Essas meias estão disponíveis com diferentes graus de compressão e em vários estilos, incluindo na altura do joelho, na coxa e na meia-calça com dedos abertos ou fechados. Meias até o joelho são suficientes para a maioria das pessoas.
Medicamentos – Uma variedade de medicamentos tem sido usada para doenças venosas. Eles podem ser de uso tópico (local) ou via oral. A utilização de medicamento visa diminuir os sintomas, tratar complicações e melhorar cicatrização. Seu uso deve ser individualizado.
Escleroterapia líquida ou com espuma
A escleroterapia, também conhecida como “aplicação”, é uma ablação não-térmica. Esse procedimento pode ser realizado no consultório, sendo bastante realizado por motivos estéticos, em microvarizes. O médico injeta um produto químico na veia doente e ela colaba, não carregando mais sangue e tornando-se invisível. Geralmente é associado à crioterapia, para reduzir o desconforto do paciente.
Laser transdérmico
O laser transdérmico, associado ou não à escleroterapia, pode ser utilizado no consultório para tratamento de microvarizes em membros inferiores. A energia liberada pelo laser provoca dano na parede da veia, promovendo o fechamento do vaso. Também pode ser utilizado para tratamento de vasinhos na face.
CLaCS- (Cryo-laser & Cryoescleroterapia)
É uma associação de métodos: laser transdérmico + escleroterapia + crioterapia + tecnologia Veinviewer. Essa associação permite melhores resultados estéticos e funcionais e pode, em muitos casos, substituir o tratamento cirúrgico.
Cirurgia com ou sem endolaser
A cirurgia tem como objetivo remover as veias doentes. Geralmente realizada em ambiente hospitalar, em centro cirúrgico. As varizes são retiradas através de pequenas incisões. Quando necessário, as safenas podem ser tratadas pelo método convencional (remoção cirúrgica) ou termoablação com endolaser.